domingo, 8 de novembro de 2015

RELATO DA REUNIÃO DA REDE PARTENON 20/10/2015

RELATO DA REUNIÃO DA REDE PARTENON 20/10/2015
Cuidado com o cuidador- Potencialidades dos atores sociais (cuidadores)

Convidada: Psicóloga Lúcia Carvalho – colaboradora do Grupo de Aprimoramento da Vida – GAV
https://www.facebook.com/GrupoDeAprimoramentoDaVida

            A palestrante afirmou que todos somos, em diferentes momentos da vida, cuidados por alguém ou cuidadores. Quando nascemos somos cuidados, quando temos filhos somos cuidadores. Quando ficamos doente alguém cuida da gente, no trabalho que realizamos na rede somos cuidadores. Chamou a atenção para aspectos importantes relativos ao cuidado que o cuidador deve ter consigo. Cuidar de si é muito importante. Para isso devemos reconhecer os nossos limites, tanto os limites de cada pessoa como das instituições. As instituições devem proteger os cuidadores. O cuidador também deve ter a sabedoria de pedir ajuda. A relação com os colegas é uma forma de se proteger e o trabalho em grupo ajuda a fortalecer.
            Atualmente a maioria das pessoas querem ser ouvidas, muitas vezes não importando se estão sendo realmente ouvidas com atenção. Essa realidade remete a necessidade maior que temos de nos cuidarmos. Lembrando que cuidado não é apenas escuta. Devemos procurar alternativas para nos fortalecer e desenvolver as nossas potencialidades. A arte terapia, por exemplo, ajuda a desenvolver o lado "irracional" e a criatividade.



Psicóloga Lucia Carvalho e participantes na reunião da Rede Partenon
            Quando realizamos o trabalho de cuidadores devemos perceber as pessoas que estão sendo cuidadas (o usuário do serviço) para além da situação em que se encontram. As pessoas são muito mais do que o problema que enfrentam naquele momento ou a situação em que se encontram. Devemos entender o usuário como uma pessoa completa. Dessa forma conseguimos perceber outras possibilidades de realizar nosso trabalho ajudando a pessoa a superar a situação ou problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.