domingo, 3 de janeiro de 2016

RELATO DA REUNIÃO DA REDE PARTENON 15/12/2015

PAUTA: Avaliação das reuniões da Rede Partenon em 2015

Pautas consideradas importantes a longo do ano: FICAIs (com a presença da Promotora da Infância e Juventude de Porto Alegre); Candidatos a Conselheiros Tutelares; Cuidado com o cuidador; e Acolhimento Institucional (com a presença de Mirela Cintra).
Foi ressaltada a importância da convocação dos Coordenadores das Microrredes para essa avaliação. Isso possibilitará a maior integração entre a rede e as microrredes.
Foi lembrada a organização da Rede Partenon (“uma das melhores da cidade”), com o blog, as pautas definidas, e-mail e cronograma de reuniões. Outro ponto positivo foi a presença da representante da 1ª CRE que deve incentivar a participação das escolas estaduais.
Quanto ao caráter da Rede, desde sempre se discute sobre sua vocação para a formação e/ou articulação. Os componentes da Rede Partenon são, em sua maioria, técnicos, por isso tem apresentado um caráter mais formativo.
      Neste ano não foi registrada a presença do Coordenador do CAR Partenon nas reuniões da Rede Partenon.
          Tem que se avaliar de que forma podemos captar as “vozes que gritam”: infrequência escolar, problemática de drogas com adolescentes, dificuldades de atendimento para jovens, necessidade de atendimento das famílias.

Os debates atentos.
MICRORREDES:
Agronomia: consideram que tem se chamado, mas faltam alguns serviços. Pela presença nas últimas reuniões dá para ser otimista para a maior participação dos serviços.
Alameda: Não participam as escolas, só a EMEF Marcírio. Posto Vila Vargas Participou em dezembro. A esperança para o próximo ano é de boa participação, inclusive dos Conselheiros Tutelares.
Santo Antônio: Tem um grupo sempre presente, mas se sente a falta de outras entidades, como a Vila São Pedro. A presença dos Conselheiros melhorou após as eleições.
São José: Tem um crescimento da participação do Conselho, falta as escolas estaduais que só participam quando tem algum caso.

ENCAMINHAMENTOS:
            Articular a Rede Partenon para tratar do retorno de grandes instituições da região Partenon – PUCRS, UFRGS, ESEF-UFRGS.
Articular para a maior participação de outros serviços: SME, Cultura, Segurança e também dos novos Conselheiros Tutelares (esse ano de 2015 teve boa participação do Conselho Tutelar).
            Fazer um mapeamento dos serviços (e do vazio dos serviços em algumas microrredes). Diagnóstico dos serviços na região. A Coordenação da Rede Partenon saúda a boa participação na reunião de avaliação e 
deseja a todos um próspero 2016 e que nossos sonhos se realizem!

                                                                          Os participantes da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.