sexta-feira, 16 de novembro de 2012

RELATO DO SEMINÁRIO DA REDE PARTENON - 2012


RELATÓRIO DO SEMINÁRIO DE 07/11/2012

Após a abertura do evento, as palestras ocorreram conforme o programado, com todos os painelistas presentes.
Abertura com Padre Adelar (ILEM)

O público presente

A primeira palestra foi da Professora Márcia Gil Rosa, que apresentou primeiramente o que é o serviço ATAR – Assessoria Técnica e Articulação em Redes / SMED, definido como assessoria técnica multiprofissional, numa perspectiva interdisciplinar, articulando ações em redes, com vistas à garantia do direito a educação.
Professora Márcia Gil Rosa (SMED)

Posteriormente contou com a colaboração da Psicóloga Geisa e da Assistente Social Joice para relatar um caso de um adolescente e como foi a articulação com os outros setores. Na apresentação foi demonstrada a grande disposição do setor da Educação (municipal) para a articulação com os outros setores.

Psicóloga Geisa e Assistente Social Joice (SMED)

Logo em seguida tivemos a apresentação da Assistente Social Maria Fernanda Landim, que trouxe inicialmente um breve histórico da Assistência Social no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988, que configurou o setor nos dias atuais. Apresentou um caso também de um adolescente para debate, demonstrando que as articulações ainda precisam evoluir muito. O caso apresentado teve dificuldades na articulação entre setores porque ocorreu há algum tempo. Se fosse hoje, alguns encaminhamentos entre setores já seriam facilitados, mostrando que o sistema ainda está em se configurando. Deve ser ressaltado, na apresentação da Fernanda, um dado muito especial, o envolvimento que o profissional tem com o caso.

Assistente Social Maria Fernanda Landim (CREAS - Partenon)

A terceira fala foi das psicólogas do NASCA-Partenon Luciana Susin e Ana Carolina, que também refletiram um pouco sobre a situação do setor, especificamente sobre o NASCA e sua reestruturação nos últimos dois anos.  Apresentaram um caso de uma criança do ponto de vista da intervenção possível de um profissional da área da saúde mental e dos diferentes olhares (dos diferentes setores) que se pode ter sobre a criança, sua família e o seu meio social. Refletiram sobre a questão do resultado que muitas vezes não é o esperado ou tem um tempo que pode não ser o que outro setor espera. Neste caso foi demonstrado que houve articulação com setores, sobretudo com a Educação Especial e Educação Infantil (SMED).

Psicólogas Luciana Susin e Ana Carolina (NASCA - Partenon)

Após o intervalo foi realizada uma comunicação a respeito da discussão de inclusão da região do Partenon nos Território de Paz e nos projetos decorrentes desta política. A reunião foi marcada para dia 08/11 às 16h no mesmo local do Seminário. (Em tempo: esta reunião ocorreu com a presença de representantes da área da assistência social, segurança – Brigada Militar, educação e representantes da sociedade civil e do fórum de justiça e segurança. Nova reunião foi marcada para dia 20/11, após a reunião da rede).

coffee break

Michele do Fórum de Justiça e Segurança do Partenon no reinício dos trabalhos

Os debates se prolongaram até após o meio dia. Foi questionado o porquê da ausência dos Conselheiros Tutelares, mas não houve uma explicação. As afirmações e questionamentos sempre tinham o sentido da necessidade dos setores enxergarem o outro, compreender que o trabalho não termina para um setor quando o “caso” é encaminhado para outro setor. Ou ainda  que os resultados não são imediatos. Os trabalhos deve ter continuidade e persistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.