segunda-feira, 24 de setembro de 2012

RELATO DA REUNIÃO DE 18/09/2012


TEMÁTICA: DEPENDÊNCIA QUÍMICA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Apresentando a temática pela educação a pscicóloga Geisa Tatsch da Equipe ATAR (Assessoria Técnica de Articulação em Redes), da SMED-PA.
A Educação entende que seu papel é de prevenção: atuando na formação dos professores; no acompanhamento de alunos em parceria com SMS, PSE, SPE (Projeto Galera Curtição); trabalhos com oficinas como a parceria com a CUFA (Central Única das Favelas –RS - http://www.cufars.org.br/novo/index.php), a partir do livro do Manoel Soares, “Os Zumbis da Pedra” que trata exatamente da temática das drogas.

A Secretaria Municipal de Educação desenvolve ações nas escolas: Grêmios estudantis, Gincana Solidária, Construtores da Paz. Eventos: Caminhada da Paz. Programa Escola Aberta (abertura das escolas aos finais de semana – sábado ou domingo); Programa Cidade Escola: escola em período integral.
A Equipe ATAR é composta por 4 psicólogas e 4 assistentes sociais divididos em 4 regiões da cidade. Oferecem assessoria técnica as escolas, contribuem com a rede de proteção a criança e ao adolescente e auxiliam as escolas no trabalho em rede..

A psicóloga Aramita da Área Técnica da Saúde Mental da SMS. Apresenta a rede de Saúde Mental da cidade. Equipe de saúde do adulto; Equipe especializada para criança e adolescente; CAPS III – Restinga, Partenon e Centro; CAPS adolescente C; Consultório de rua – Centro e Restinga. Redução de Danos – é um programa que é uma diretriz do Ministério da Saúde de política pública. O programa de redução de danos iniciou em Santos/SP, em 1995. Em 1996, inicia em Porto Alegre, com troca de seringas, no Campo da Tuca. Em 2010, o Programa de redução de danos iniciou uma reorganização na cidade de Porto Alegre, dentro de um novo conceito, definido a partir da OMS, no qual desenvolve ações que procuram aproximação com o usuário, atendendo de maneira acolhedora o indivíduo e garantir a intersetorialidade.
Psicóloga Aramita

A Coordenadora do CREAS Partenon Socióloga Vera Ponzio e Lisângela Perotto do Programa Ação Rua apresentaram a Assistência Social, como parceira no trabalho junto as famílias com pessoas com dependência química e é, muitas vezes “o que resta para as famílias”.  A Assistência Social tem vocação para o acolhimento no atendimento da criança e do adolescente de rua. A droga, muitas vezes, faz com que estes adolescentes “sobrevivam”. É necessário uma escuta acolhedora. O trabalho do programa Ação Rua é se vincular com a criança e/ou adolescente, sendo fundamental o trabalho em rede.
Ao centro Vera Ponzio e Lisângela Perotto

A Ten. Coronel Nadia Rodrigues Silveira Gerhard, Comandante do 19º BPM apresentou o trabalho do PROERD, de prevenção primária, desenvolvido no RS desde 1998. Trabalho desenvolvido nas escolas, em 10 encontros de um Policial Militar fardado. É destinado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Os objetivos são: educar e conscientizar jovens sobre os riscos da drogadição; trabalhar a valorização da vida e hábitos saudáveis; auxiliar na formação cidadã da criança e adolescente. Por fim procura estabelecer vínculo entre Escola-BM-Família. Relata que os participantes de programa tem menor envolvimento com drogas que os que não participam.
Ten. Coronel Nadia apresentando o PROERD

INFORME: Reunião para apresentação do Programa de Inclusão produtiva dos catadores e condutores de Veículos de Tração Animal (VTAs) e de Veículos de Tração Humana (VTHs). O Programa prevê a inclusão produtiva para possibilitar qualificação profissional e melhores condições de vida a esses trabalhadores e suas famílias.
DATA: 10/10/2012
HORÁRIO: 18h
LOCAL: CAR PARTENON (Terminal Bento Gonçalves)

Ao final da reunião foi encaminhado que na próxima reunião (16/10) devemos definir o formato do seminário do dia 07/11/2012.
Mais uma vez um bom grupo participando da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.