segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

RELATO DA REUNIÃO DA REDE 23/11/2010

RELATO DA REUNIÃO DA REDE DE ATENÇÃO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DA REGIÃO PARTENON – LOMBA DO PINHEIRO



Na reunião da Rede de Atenção a Criança e ao Adolescente da Região Partenon – Lomba do Pinheiro, do dia 23 de novembro, a pauta era a retomada dos fluxos de atendimento e a nova organização dos atendimentos que ocorrerão a partir do Plano Municipal de Saúde de Atenção a Criança e ao Adolescente de Porto Alegre para 2010 a 2013. Para isso a Coordenação da Rede Partenon-Lomba do Pinheiro convidou o Secretário da Saúde para prestar esclarecimento a todos. Como o Secretário não pode comparecer, mandou como representante o Coordenador da ASSEPLA Sr. Denis e a Gerente da Região Partenon Dra. Vânia.
O Sr. Denis apresentou o Plano Municipal de Saúde de Atenção a Criança e ao Adolescente de Porto Alegre para 2010 a 2013. Esclareceu que alguns transtornos estão acontecendo com a implantação do Plano. Explicou que o NASCA no futuro será integrado a centros de especialidade e que a partir da implantação do Plano será constituído dos seguintes profissionais: Assistente Social, Enfermeiro(a), Fonoaudiólogo(a), Neuro-Pediatra, Hebiatra e Psicólogos(as) (dois). A Dra. Vânia informou que, neste momento, o NASCA Partenon-Lomba já conta com a Enfermeira Silvia e a Psicóloga Neiva.
Os novos fluxos de encaminhamentos já foram reestabelecidos e os agendamentos estão sendo feitos para as seguintes especialidades: oftalmologia e neurologia no IAPI; Pediatria, Ortopedia e Nutrição no CS Santa Marta; Fisioterapia no CS Vila dos Comerciários.
O Sr. Denis enfatizou também que a Secretaria da Saúde investe bastante na prevenção e saúde escolar, com ações de promoção da saúde como: identificação de transtornos de aprendizagem, o Programa Saúde Escolar (PSE) e triagem visual (1º ano do ensino fundamental). Afirmou ainda que está prevista a distribuição de óculos no ano de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.